O que é Educação a Distância?

A EaD é um processo educativo em que a aprendizagem é realizada com uma separação física (geográfica e/ou temporal) entre alunos e professores. A EaD normalmente apresenta combinação de tecnologias convencionais e modernas que possibilitam o estudo individual ou em grupo, nos locais de trabalho ou fora, através de métodos de orientação e tutoria a distância. Atividades individuais ou em grupo são exigências comuns na EaD, assim como atividades de interação síncrona (ao mesmo tempo, como, por exemplo, sala de bate-papo) e assíncronas (como, por exemplo, fóruns de discussão).

Educação a Distância e Educação Aberta são sinônimos?

Não. Educação Aberta refere-se a cursos para os quais não há restrições ou pré-requisitos. Uma pessoa pode fazer um curso de pós-graduação sem ser graduada, por exemplo. É um modelo de muito sucesso na Inglaterra. Já a EaD não precisa ser necessariamente aberta, apesar de ser a distância.

Por que existe educação a distância?

O homem, desde os tempos bíblicos, tentou superar a distância geográfica, como mostram as cartas dos apóstolos. Existe atualmente, a busca pela flexibilização das ofertas educacionais, que atingem diversos grupos étnicos, faixas etárias variadas, pessoas dispersas pelas várias regiões do país e, ainda, uma busca pela democratização da informação e da educação.

Existe alguma legislação específica para EaD?

A educação a Distância, no Brasil, tem passado por um processo de regulamentação e de credenciamento lento e cauteloso, aquém da crescente velocidade da demanda por cursos de graduação e de educação continuada a distância.

Foi em 1996, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no. 9394 de 20 de dezembro, que a Educação a Distância no Brasil passou a receber bases legais. Logo em seguida veio a Resolução No. 1 , de 26 de fevereiro de 1997 (D.O.U. - Diário Oficial da União - de 5/3/97) sobre a validade de cursos stricto sensu .

Depois, à LDB ainda sucederam-se os Decretos Nos.: 2494 , de 10 de fevereiro de 1998 (publicado no D.O.U. de 11/02/98); 2561 , de 27 de abril de 1998 (publicado no D.O.U. de 28/04/98) e a Portaria Ministerial No. 301 , de 07 de abril de 1998 (publicado no D.O.U. de 09/04/98). Em 3 de abril de 2001, a Resolução No. 1, de 3 de abril de 2001, do Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a pós graduação lato e stricto sensu , a Resolução CES/CNE No.2 de 3 de abril de 2001 deliberou sobre cursos stricto sensu oferecidos por instituições estrangeiras e em 18 de outubro de 2001, através da Portaria No. 2.253 , autoriza as instituições federais de ensino superior a ofertar até 20% de atividades pedagógicas e curriculares de forma não presencial. Atualmente, existem 24 Instituições credenciadas pelo MEC para oferecer cursos de graduação a distância.

Para orientar a elaboração de um projeto de curso de graduação a distância, a Secretaria de Educação a Distância elaborou o documento Indicadores de qualidade para cursos de graduação a distância, disponível no site do Ministério para consulta.

Existe uma fronteira entre a EaD e a educação presencial?

Não. Muito da educação chamada presencial é feita a distância, como a leitura de livros, as pesquisas e trabalhos extraclasse, as apresentações de vídeos, etc. A educação a distância pode utilizar alguns dos recursos tradicionais, como encontros presenciais e salas de bate-papo.


Última atualização: sexta, 29 abril 2011, 15:15